domingo, setembro 03, 2006

Revisitar os espaços d' "O Anunciador das Feiras Novas" de 1948 (I)

A edição de 1948, segundo número e último da primeira série de publicação, incluía uma página, que reproduzimos, sobre a Igreja do Senhor da Saúde, na freguesia de Sá.
Revisitamos aquele local de culto e verificamos que as tradições religiosas se mantêm vivas... Não era dia de festa, mas um homem, com um lenço regional na cintura, cumpria uma promessa. No recinto do Santuário ainda é possível encontrar mortalhas, velas e círios para o cumprimento daquele tipo de prática religiosa.
Junto ao altar com a imagem do Senhor da Sáude encontram-se pagelas onde se anuncia a romaria. À semelhança da edição de 1948, as pagelas publicitam a romaria "que se realiza todos os anos e nos primeiros sábado e domingo do mês de Agosto". Dizia "O Anunciador" que era a "mais afamada e concorrida romaria do concelho de Ponte de Lima, aonde dos visinhos concelhos de Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Paredes de Coura, acorrem milhares de pessoas". Coincidência: um táxi de Arcos de Valdevez aguardava a conclusão da visita do templo pelo seu cliente.
Junto ao Santuário é possível usufruir de um parque de merendas arborizado, onde pontificam velhos carvalhos e outras árvores de grande porte. O recinto do Santuário está repleto de oliveiras provectas e o templo revela asseio e cuidado. Uma das suas colunas denuncia inscrições que o tempo (ou a acção humana) deliu. A construção revela um carácter popular.


Sem comentários:

faces da revista