terça-feira, maio 01, 2007

Fado no Teatro Diogo Bernardes_1927


Março de 1927. O filme intitulado "O Fado" (de que reproduzimos um fotograma) é exibido no Teatro Diogo Bernardes. O jornal O Rio Lima notava que o filme português tinha encontrado inspiração "no quadro de Malhoa e na quadra do poeta Augusto Gil" (6 de Março de 1927). Tratar-se-ia do filme mudo realizado por Maurice Mariaud, em 1923, e exibido, pela primeira vez, em Lisboa, no ano seguinte.
O trabalho pictórico que lhe serve de referência é da autoria de José Malhoa e data de 1910. A pintura a óleo sobre tela, com 1,51m x1,86m, é actualmente propriedade da Câmara Municipal de Lisboa. No passado dia 21 de Março, segundo o jornal Público, foi leiloada uma carta original do pintor sobre este quadro. Segundo o referido jornal, na carta de 1917, Malhoa responde "a artigos publicados em dois jornais de então, "A Capital" e "O Dia", a propósito da aquisição do quadro pela Câmara Municipal de Lisboa" e às acusações de que o quadro era "a apologia do vício (!)"(Público, edição digital de 21.03.2007) . Segundo Malhoa, esta última afirmação, esquecia "os Borrachos de Velásquez, e todos os Jupiteres, raptos de Ganimedes, as Ledas que se vêem nos museus da Europa" (idem).
O filme foi exibido, em Ponte de Lima, no dia 13 de Março de 1927. A sessão incluiu ainda o "desafio Porto-Lisboa de Water-Polo", a estreia do cavaleiro Fernando Casimiro e a comédia "Lucas perde a cabeça" (O Rio Lima, 13 de Março de 1927).

Sem comentários:

faces da revista