segunda-feira, maio 14, 2007

Lagoas, educação ambiental e design_uma entrevista com Edgar Afonso


Edgar Afonso, nascido em Viana do Castelo, professor e designer freelancer, respondeu afirmativamente ao nosso desafio: ser o primeiro entrevistado do anunciadordasfeirasnovas.blogspot.com. Responsável pela concepção de alguns dos trabalhos de educação ambiental promovidos pelas “Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos”, Edgar Afonso nutre interesse pelo desenho e ilustração desde o tempo em que frequentou o Seminário Diocesano. Por essa altura, realizava incursões, principalmente, na ilustração e caricatura, bem como, na pintura com aerógrafo. Alguns dos seus trabalhos mereceram publicação no suplemento DNJovem do Diário de Notícias. Após ter optado pela desistência dos estudos no Seminário, concluiu a Licenciatura em Teologia na Universidade Católica. No entanto, o interesse pelo desenho foi crescendo e optou por aperfeiçoar os seus conhecimentos no que diz respeito a essa área enveredando pelo curso de Design de Comunicação na ESAD (Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos). Assim, e enquanto leccionava Educação Moral e Religiosa Católica no ensino básico, formou-se naquela área em horário pós laboral. A par deste percurso, as revistas, a publicidade e as t-shirt's com grafismos extremamente inovadores e arrojados, face ao tradicional, relacionadas com o surf, prática que o fascina, foram marcantes no processo do despertar para o design gráfico. Depois de concluir a Licenciatura em Design de Comunicação, tem exercido a actividade de designer em regime freelancer desenvolvendo trabalhos transversais às áreas do Design Gráfico, WebDesign e Ilustração.

anunciadordasfeirasnovas.blogspot.com (afn) - Em que momento e circunstância começas a produzir materiais para as Lagoas?
Edgar Afonso (ea) - O meu trabalho para as Lagoas de Ponte Lima começou na fase embrionária do projecto… a partir do momento em que foi necessário produzir merchandising relativo às Lagoas e ao seu papel na educação ambiental.

(afn) Quais foram os objectivos e os limites programáticos que te impuseram?

(ea) Os objectivos são contribuir para um melhor conhecimento da Paisagem Protegida e das questões ambientais por parte das camadas mais jovens que visitem as Lagoas. Não existem limites programáticos e todos os projectos são coordenados pelos técnicos da Área Protegida.
(afn) Ao usar a rã como imagem de referência não se estará a recorrer a um elemento visual demasiado comum neste tipo de iniciativas ambientais, entre áreas protegidas e associações ambientais?
(ea) A questão não se prende com o facto de ser um elemento muito corrente mas, principalmente, com o facto de ser uma espécie predominante nas Lagoas. De qualquer das formas, a decisão de usar a rã como referência foi uma opção anterior à intervenção de algum designer ou ilustrador na comunicação das Lagoas.

(afn) Como é que justificas o cromatismo dominante.

(ea) O cromatismo acaba por ser o reflexo da área e, ao mesmo tempo, procura corresponder ao universo de fantasia dos mais novos. E acima de tudo, pretende-se responder a um público-alvo específico.

(afn) Consideras que realizas um produto de educação ambiental ou um objecto de merchandising? No fundo, como relacionas as duas coisas?

(ea) Posso dizer que os projectos desenvolvidos conciliam esses dois aspectos. Existem, no entanto, trabalhos que procuram responder, essencialmente, à criação de produtos de merchandising. Felizmente, os projectos de carácter educacional equilibram a balança e, pessoalmente, são mais estimulantes. Proporcionam uma série de desafios interessantes durante o desenvolvimento dos mesmos.

(afn) Que desafios são esses?

(ea) Os desafios dizem respeito a questões de projecto… Procuramos (designer e técnicos) analisar o que produzimos como se fôssemos os destinatários de forma a que os trabalhos sejam eficazes. Isso obriga-nos a uma pesquisa e estudo que nos enriquece! Por outro lado, muitas vezes, torna-se necessária também a intervenção do designer no conteúdo e não apenas no grafismo…

(afn) Do universo de nomes e correntes do design, quais são aqueles que mais influenciam o teu trabalho?

(ea) Nomes e correntes do design… são inúmeros! No entanto, na área do design, e vou falar apenas dos portugueses, admiro muito o trabalho do designer João Faria para o TNSJ (Teatro Nacional de S. João) e para o TECA (Teatro Carlos Alberto), Martino & Jana, R2 (Lizá Ramalho e Artur Rebelo). Todos os trabalhos produzidos nos ateliers destes designers são de grande qualidade e premiados internacionalmente em inúmeros concursos. Já na área da ilustração temos bons ilustradores tais como: André Letria, Gémeo Luis, José Saraiva. Na área da BD, destaco nomes como Miguel Rocha, José Carlos Fernandes, Richard Câmara, João Fazenda. Este é um pequeno número de designers e ilustradores... Deixo muitos nomes tão ou mais importantes de fora que merecem reconhecimento. Relativamente a nomes internacionais, posso destacar o trabalho de Stefan Sagmeister que, recentemente, redefiniu a identidade gráfica da Casa da Música.

(afn) Que projectos desenvolves neste momento? Quais têm sido os teus principais clientes?

(ea) No que diz respeito a outros projectos, de momento, uma grande parte do meu trabalho é desenvolvido para clientes da área de Viana do Castelo, na sua maioria, empresas privadas de vários ramos (vestuário, mobiliário, transportes, imobiliária, construção, etcetera). Também tenho desenvolvido trabalhos para outras instituições como o Instituto Católico de Viana do Castelo, a Federação Portuguesa de Surf e, também, o Surf Clube de Viana. De momento estou a trabalhar num projecto de ilustração para a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

(afn) Em que projectos consideras que produzes um trabalho mais original?

(ea) Depende daquilo que entendemos como original… Todos os trabalhos, na generalidade, procuram ser originais. No entanto, são sempre a resposta a uma série de ideias predefinidas pelo cliente. Procuro sempre conciliar o que me parece correcto e eficaz com o que me é proposto executar. Há sempre uma “negociação” no desenvolvimento dos trabalhos de forma a que a originalidade e eficácia dos mesmos prevaleça sobre estilos e modas. Isto, claro, sem descurar, de todo, a relevância que as modas ditam na comunicação visual.

(afn) Partindo do teu conhecimento dos objectivos e do trabalho das Lagoas, o que destacarias? Que aspectos é que te agradam (e desagradam) nas Lagoas?

(ea) O que destacaria? Essencialmente o dinamismo e trabalho desenvolvido pelos técnicos. Todas as actividades desenvolvidas com crianças e jovens em prol da educação ambiental. Penso que muito trabalho foi feito em tão pouco espaço de tempo. O investimento é positivo e hoje as Lagoas são já uma referência no Norte. Aquilo que menos me agrada, por outro lado, não diz respeito às Lagoas em si mas, ao facto de que muito do investimento e trabalho desenvolvido pelos técnicos, designers, colaboradores, educadores, entre outros e até pelas próprias crianças enquanto intervenientes directos de um projecto educativo continua a passar despercebida a uma grande parte da população. A educação ambiental, muitas vezes, não é considerada como fundamental.
(afn) Desafio final: associa três palavras a Ponte de Lima.

(ea) Tradição, Dinamismo e Projecto.


Ilustram esta entrevista, alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo Edgar Afonso, no âmbito do projecto de educação ambiental da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos. Os trabalhos, seguindo a ordem de apresentação, referem-se ao Mapa da Quinta de Penteeiros, Jogo didáctico "Safari nas Lagoas" e Caderno de Actividades "A importância da água".
A fotografia que abre este post é de jcml, e foi tirada no perímetro da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Para conhecer o trabalho do nosso entrevistado, aceda http://www.deviusdesign.com/

Para conhecer o trabalho dos designers referidos na entrevista, veja

João Faria: http://www.drop.pt/
R2 (Lizá Ramalho e Artur Rebelo): http://www.rdois.com/
Stefan Sagmeister: http://www.sagmeister.com/

Para conhecer melhor as Lagoas:
Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
Centro de Interpretação Ambiental
Quinta de Pentieiros - S. Pedro de Arcos
4990 Ponte de Lima
Tel: 258 733 553

A ilustração ao lado é de uma rã-verde (rana perezi), uma das espécies inventariadas pelas Lagoas, no ano de 2003 (reprodução de http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/).

Sem comentários:

faces da revista