quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Octavio Feuillet e Vidocq no Teatro Diogo Bernardes



O jornal Cardeal Saraiva, na edição de 20 de Julho de 1924, anunciava a apresentação no Teatro Diogo Bernardes do "drama de Octavo (sic) Feuillet", segundo a versão de Camilo Castelo Branco, intitulado "A história de um rapaz pobre". Octavio Feuillet (1821-1890) foi um romancista e dramaturgo francês, escritor popular na segunda metade do século XIX. O seu trabalho revela um carácter burguês e moralista que era, na época, do agrado geral, uma vez que, como afirmou Gustave Flaubert "la basse classe croit que la haute classe est comme ça" (a classe popular crê que a classe alta é assim) e "la haute classe se voit là-dedans comme elle voudrait être" (a classe alta vê-se lá dentro como gostaria de ser). "Le roman d’un jeune homme pauvre" (1858) foi traduzido por Camilo Castelo Branco e editado pela António Maria Pereira, em 1907, numa edição popular. A capa que reproduzimos é de uma edição posterior da responsabilidade da Livraria Civilização, de 1959. O fulcro da narrativa é, como não poderia deixar de ser, atendendo ao contexto da época, um amor desencontrado, carregado de dramatismo, que termina num final feliz. A obra terá tido tradução em oito filmes, sendo o mais recente de Ettore Scola (1995).



No mesmo ano, em Novembro e Dezembro, foram exibidas fitas com o título "Vidocq", cognominado pela imprensa local, como "o rei dos policias". Eugène-François Vidocq (1775-1857) é uma figura histórica, com uma biografia pontuada pela aventura, particularmente marcante no imaginário popular francês. Não sabemos que filme foi exibido: há uma curta metragem de 1909, de Gerárd Bourgeois, e um trabalho de 1922, de Jean Kemmin, cuja exibição julgamos mais plausível, uma vez que a notícia de Dezembro, aponta para o fraccionamento em episódios. O cartaz que reproduzimos é desta última produção, da Pathé Consortium Cinéma. O filme foi exibido na mesma sessão em que se viu "Charlot nas trincheiras", a que nos referimos em post anterior (29.12.2006).
[Fontes: jornal Cardeal Saraiva de 20 de Julho, 23 de Novembro e 7 de Dezembro de 1924; sítio http://fvidocq.free.fr/menudyn.html. Edições referidas no texto: Feuillet, Octave - O Romance de um rapaz pobre. Lisboa: António Maria Pereira, 1907. Trad. Camilo Castelo Branco. Edição popular. Obras de Camilo Castelo Branco. 66; Feuillet, Octave - O Romance de um rapaz pobre. Lisboa: Livraria Civilização, 1959, Colecção Civilização (de que reproduzimos a capa); fotos: retrato de Octave Feuillet, capa do livro citado, cartaz do filme de Ettore Scola (1995); retrato de Eugène-François Vidocq, cartaz do filme de 1922, de Jean Kemmin]

Sem comentários:

faces da revista