terça-feira, fevereiro 13, 2007

A Batalha da Jutlândia no Teatro Diogo Bernardes




Em Maio de 1922, o jornal Cardeal Saraiva anunciava a exibição dos filmes "Por Amor", "No Electrico", "Maldito Disfarce" e "Batalha de Jutlandia". Este último retratava o histórico combate naval entre a Grã-Bretanha e a Alemanha, que teve lugar em 31 de Maio de 1916. A batalha inconclusiva é um dos momentos militares mais emblemáticos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A frota britância perdeu catorze navios e a alemã onze vasos de guerra. Os Ingleses, contudo, mantiveram o controlo do Mar do Norte, palco do confronto.
O filme exibido terá sido, muito provavelmente, da autoria de Bruce Woolfe (1888-1965), produtor e realizador inglês. Trata-se de uma curta metragem, de 1921, muda, a preto e branco. Segundo o sítio http://www.navynews.co.uk/cinema/realengagements.asp, o filme teria trinta minutos e seria "the first of a number of features made by British Instructional Films about major land and sea engagements of WW1, using archive material, animated maps and specially shot scenes". No fundo, tratar-se-ia mais de um documentário, que na época eram comuns, nas telas do cinema. A "actualidade" ia chegando a Ponte de Lima.


[Fontes: jornal Cardeal Saraiva, 25 de Maio de 1922; sítio referido no corpo do texto e http://www.imdb.com/title/tt0264398/ (ficha técnica do filme "A Batalha da Jutlândia", de H. Bruce Woolfe); foto: imagem da época retratando o combate naval]

Sem comentários:

faces da revista