terça-feira, junho 08, 2010

António Manuel Couto Viana (1923-2010)

[notícia no Público]

4 comentários:

Carlos Gomes disse...

Há precisamente 5 anos, a revista "O Anunciador das Feiras Novas", nº. XXII, de Agosto de 2005publicou um artigo sob o título "O Avestruz Lírico", no qual se faz uma apresentação que julgo ser até ao momento a mais completa, do poeta António Manuel Couto Viana.
Carlos Gomes

Carlos Gomes disse...

Esta foto vem reproduzida na edição desta semana do jornal "O Diabo", que saiu hoje e publica duas páginas dedicadas a António Manuel Couto Viana.

Carlos Gomes disse...

Ver:

http://arepublicano.blogspot.com/

Artigo que foi publicado na revista.

A Maçonaria em Ponte de Lima

Carlos Gomes disse...

Se António Manuel Couto Viana tivésse alinhado com o actual regime dito democrático, ter-lhe-iam certamente erguido um monumento, prestado as maiores homenagens e ocupado o espaço informativo dos orgãos de comunicação social... mas, o silêncio a que foi votado, apesar de podermos considerá-lo um dos mais eminentes poetas contemporâneos, apenas vem confirmar que a liberdade de opinião não passa de uma falácia de um regime político que, apesar de se propalar de "democrático", ostraciza todos aqueles que não servem a casta política dominante. Não admira que escritores como Afonso Lopes Vieira, António Sardinha ou Henrique Galvão tenham sido banidos inclusivamente dos manuais escolares...
Cabe ao Minho e aos minhotos darem a conhecer a obra de Couto Viana e afirmarem-no na sua devida grandeza literária. Aliás, tal como deveriam fazê-lo em relação ao escritor João Marcos que, apesar de ter legado os seus inéditos, ninguém parece estar interessado em dar a conhecer a sua obra literária!

faces da revista