quarta-feira, junho 20, 2007

Blogues e Ponte de Lima

Duas notas sobre Ponte de Lima e o mundo dos blogues. O blogue "Café Portugal" dedica a sua atenção aos blogues de Ponte de Lima (http://cafe-portugal.blogspot.com/). Os seus promotores preparam uma visita à vila. Ficamos à espera dos resultados desse encontro com as terras do Lima. O blogue "Nuno pereira e o mundo" (http://nunopereira.blogspot.com/; Nuno Pereira reside em Ponte de Lima) lança o desafio de um primeiro encontro de bloggers e leitores de blogues do Minho. Aqui fica o link para os interessados no projecto: http://blogminho.blogspot.com/.


8 comentários:

Anónimo disse...

Há cerca de dez anos iniciei a publicação no jornal "O Povo do Lima" daquilo que deveria ser uma série de artigos acerca da presença de Ponte de Lima na Internet. Tratava-se de uma iniciativa em muitos aspectos semelhante ao que, algum tempo depois, vim a realizar no jornal "Folclore" durante quatro anos consecutivos - "O Folclore na Internet" - e que levou nomeadamente à criação do portal "Folclore de Portugal - O Portal do Folclore Português", o qual ainda se mantém com ligações para o mundo inteiro.
Então, devido talvez a algum receio de que a Internet viesse a retirar o interesse dos leitores pela imprensa escrita, a publicação dos referidos artigos não foi em meu entender acolhida como deveria, pelo que a publicação da série foi suspensa logo de início.
Entretanto, foram surgindo dezenas de sites relacionados com o concelho de Ponte de Lima e, mais recentemente, numerosos blogues. Contudo, um dos elementos que, em meu entender, faz falta para criar uma certa ligação entre toda a informação on line relativa a Ponte de Lima, incrementar o aparecimento de mais sites de novas instituições ou pessoas a título individual e, desse modo, incrementar a divulgação do Concelho, é precisamente a criação de um portal através do qual se possa aceder a toda a informação disponível.
Os blogues não são mais do que uma pequena parte desse universo e que, pelas características e interessa da sua maior parte, deverão ser ultrapassados dentro de poucos anos por formas mais elaboradas de participação no cyberespaço. Isto não invalida o interesse cultural que muitos dos blogues representam mas, também é sabido que a informação mais preciosa e fidedigna não é disponibilizada através da Internet e, muito menos, nos blogues. Ou estarei enganado?

Anónimo disse...

Tem toda a razão os blogues nem sempre são boas fontes de informação! Como os jornais ou os telejornais, nem sempre são boas fontes de informação.

Anónimo disse...

Ora aqui está um exemplo em como, por vezes, a nossa opinião pessoal nos leva a fazer leituras menos exactas. Eu disse:"...a informação mais preciosa e fidedigna não é disponibilizada através da Internet e, muito menos, nos blogues". E, ressalvei o interesse cultural de muitos blogues, entre os quais incluo naturalmente o "Anunciador das Feiras Novas".
Comparar um blogue a um jornal ou a um telejornal é um tanto pretensioso... e sugerir que afirmei que "nem sempre são boas fontes de informação", é pouco sério!
O que pretendi afirmnar foi que, a informação mais fidedigna e preciosa em termos culturais não aparece nos blogues nem em geral na internet, a não ser que antes já tenha entretanto sido publicada com direitos de autor e, ainda assim, um resumo com objectivos publicitários. E refiro-me aos blogues com algum interesse cultural porque, quer o sr. anónimo queira ou não, a maior parte da informação disponibilizada na internet é lixo!
A maioria dos blogues só reproduz conversa de chacha, quando não são um atentado à higiéne mental de quem acede à Internet. Mas, o tempo se encarregará de fazer uma selecção e apurar os melhores, sob pena de serem substituídos por outro figurino.
Em todo o caso não levei a mal a observação do sr. anónimo. Só lamento a sua falta de coragem para assinar a sua opinião - já sei que não não se conta consigo quando se tratar de preservar a Liberdade!

Carlos Gomes

jcml disse...

Não posso deixar de concordar com a afirmação de Carlos Gomes - a internet está cheia de lixo! Recentemente, José Pacheco Pereira, autor do blogue Abrupto, publicou, nas páginas do jornal Público, uma interessante crónica sobre as falhas de um dos recursos mais utilizados pelos internautas, a Wikipédia. (Basta questionar os professores de qualquer nível de ensino para se concluir que a internet não veio qualificar o trabalho escrito, bem pelo contrário, é usual o plágio e o "copy and paste" despudorado que se não é sinal de ignorância, é sintoma de incapacidade de análise crítica). Os utilizadores da web tendem a colocar tudo no mesmo plano. É um erro! A internet alberga muita informação preciosa e fidedigna, para usar a expressão de Carlos Gomes, acontece que está muitas vezes "escondida", por imposição do mercado e de determinadas ideologias que conseguem colocar outros conteúdos em "primeira página". O mundo da internet, contrariamente, ao que muitos julgam não é neutro. Acontece que, actualmente, não se exercita o espírito crítico e, por consequência, vai-se aceitando tudo, atribuindo equivalência a realidades bem distintas. Num mundo plano, como o de hoje, ganha acuidade o fornecimento de instrumentos de análise crítica dos conteúdos, escritos e iconográficos. Creio, também, que as comparações devem cuidar das especificidades de cada meio de comunicação. Os blogues têm objectivos, regras e públicos diferentes dos restantes. É certo que a "explosão" de blogues dos últimos tempos suscitou (e continua a suscitar) o questionamento dos (aos) meios de comunicação mais tradicionais. Essa reflexão é, por vezes, marcada por uma tendência para mitificar os blogues, atribuindo-lhes qualidades de democraticidade excessivas. Considero que os blogues podem ser um importante veículo de participação cívica, contudo, não são a expressão máxima da cidadania, como alguns pretendem. Por outro lado, a voracidade e a superficialidade imposta pelas regras de funcionamento dos "blogues" desfavorecem a acção reflexiva e a maturação das palavras usadas. Opinar transformou-se num exercício confundido com o "eterno bota-abaixo". Quanto à sugestão de um portal sobre Ponte de Lima, parece-me que não deveria cair no esquecimento. A propósito da inclusão deste blogue entre os que considera relevantes, devo agradecer o seu gesto e partilhar consigo esse atributo, uma vez que tem sido um assíduo colaborador e comentador. Para terminar, não é a primeira vez que por aqui passa um "anónimo". É um malefício (outros dirão, benefício) deste circuito de comunicação.

Anónimo disse...

Com efeito, em meu entender, existem muitos blogues com bastante qualidade e propósitos muito úteis. Nomeadamente entre os limianos, como a "Minha Sebenta".
Existem alguns, aliás, aos quais acedo com bastante frequência. Lamento, por exemplo, que o blogue "Cartas Portuguesas" se encontre parado. Penso que é um dos melhores blogues minhotos.
Encontro blogues reflectindo as mais variadas sensibilidades e, entre eles, alguns com qualidade, quaisquer que sejam as opiniões aí emitidas e essas coincidam ou não com a nossa própria opinião. Sugiro, a título de exemplo, o "Almanaque Republicano". Outros que se distinguem pela coragem com que as pessoas defendem os seus pontos de vista, naturalmente sem se esconderem no anonimato. É o caso do "Portugal Profundo". E, depois existem muitos porque sim, apenas porque fazem bem ao ego. É fixe dizer aos amigos que se tem um blogue na internet... embora por vezes do mesmo não se consiga extrair uma ideia válida ou uma informação útil!
Sem dúvida alguma, a internet é um meio de comunicação extraordinário. Se não o fosse, eu próprio não estaria aqui a perder o meu tempo!
Já estou ligado desde 1997 e utilizo-a com grande frequência sobretudo para pesquisar e comunicar por e-mail. Mas não nos deslumbremos!
Todas as eras possuem os seus mitos. Um dos mitos que actualmente existe a propósito da internet consiste precisamente numa falsa ideia de liberdade segundo a qual, nem os estados conseguem controlar a opinião através deste meio. E, entretanto, a polícia bate à porta com mandato de busca porque sabe de antemão os conteúdos que um determinado indivíduo armazena no seu computador.
- Ó criaturas ingénuas!!!
A internet não foi uma "conquista do 25 de Abril" nem apareceu há meia dúzia de anos... é a sucedânea da ARPANET, o meio de comunicações militares da OTAN (NATO para os americanos!) desde há mais de meio século. E, porque será que eles largarão mão de uma arma tão interessante? Ficaram, porventura, desarmados e sem substituta?
Ainda, à cerca da qualidade da informação disponibilizada na internet, recordam-se daquela escritora que em tempos teve muito sucesso e, de repente, perdeu a credibilidade devido ao copy + paste ?
Naturalmente, muitos projectos que nascem insipientes acabam por vingar e adquirir qualidade. E, por vezes, a criação de um portal ou algo do género pode constituir um estímulo. Como é evidente, não pretendi produzir uma crítica destrutiva mas, tão simplesmente, lembrar que em tudo na vida e sobretudo na internet, nada existe de definitivo. Nem os blogues!...

Anónimo disse...

Se o autor do blogue "O Anunciador das Feiras Novas" me permitir tomar um pouco mais da sua paciência para acrescentar mais um comentário a respeito da Internet, no caso vertente relacionado com os conteúdos utilizados como mercadoria.
Na realidade, quando os principais servidores disponibilizam um espaço para instalação de um site ou de um blogue, não o fazem naturalmente movidos por um espírito altruísta. O seu objectivo é obter conteúdos para, em função deles, conquistar o maior número de visitantes e angariar publicidade. Faz lembrar, certamente, aqueles jornais de distribuição gratuita com enorme êxito e que vivem exclusivamente da publicidade...
Naturalmente, muitos se recordarão do Portal "Terrávista" que começou com o patrocínio governamental com vista a estimular a criação de conteúdos na internet sem objectivos lucrativos mas apenas culturais e acabou como se sabe... e, quem não se lembra da disputa havida sobre o capital do grupo PT/TMN/SAPO/TV Cabo?
Até aqui, nada de mais, atendendo a que nos encontramos numa economia de mercado em que tudo o que produzimos adquire facilmente a forma de mercadoria ou seja, de produto transaccionável. Mas, sabendo-se de antemão que os conteúdos são utilizados por terceiros com fim comercial, quem vai disponibilizar na internet o resultado de uma investigação ou um trabalho criativo, sabendo além do mais que não existe neste domínio qualquer controlo sobre direitos de autoria? Naturalmente, a internet é aproveitada para a divulgação de certas ideias, promover uma região ou as instituições ou ainda, quando muito, dar alguma visibilidade a alguém que não conseguiu abrir ainda as portas de uma editora para ver publicados os seus trabalhos.
A título de exemplo, a meu ver, o conteúdo do blogue "Cartas Portuguesas", devidamente adaptado e desenvolvido, poderia dar forma a uma publicação de grande interesse para a história da Primeira República na nossa região. Trata-se de um registo de factos deveras interessante, muito bem documentado, o qual identifica os principais protagonistas dos acontecimentos da época, alguns destacados maçons, nomes que também têm a ver com o concelho de Ponte de Lima. Mas o seu autor resolveu, muito generosamente, expô-lo na Internet, dando a conhecer a correspondência particular extremamente valiosa que se encontrava na sua posse.
Mas estes blogues e alguns sites são quase uma excepção, atendendo a que, a maior parte, mais não constitui do que uma espécie de diário pessoal que nem chega a ser opinião. Alguns, nem tanto!...
Com todo o respeito por quem discorda da minha opinião, verifico uma vez mais que os fóruns de discussão são provavelmente mais atractivos em termos de participação. Desde que exista boa educação e também corajem para assumir as opiniões próprias. Pessoalmente, respeito mais aqueles que com franqueza sabem defender os seus pontos de vista, diferentes dos meus, do que os que se escondem nos anonimatos e nos pseudónimos ou ainda finjem estar de acordo. Estes não merecem respeito!
Devo confessar que, de vez em quando, sinto saudades de um bom debate... com elevação e respeito! Mas isto é um blogue da melhor revista de Ponte de Lima - O Anunciador das Feiras Novas - e não foi concebido para fórum de discussão...

jcml disse...

As portas estão abertas a todas as reflexões, mesmo que não vertendo, como neste caso, exclusivamente sobre assuntos limianos. Continuamos disponíveis para a discussão! Quanto à relação com o mundo do comércio, arriscava a comparação da internet com o supermercado. As semelhanças começam a ser muitas! As "prateleiras" da web enchem-se de produtos, sempre novos e atractivos, mas como no supermercado os melhores produtos não estão, muitas vezes, na prateleira mais visível.
Nos seus comentários tem referido ligações interessantes; também já me cruzei com as "Cartas Portuguesas", é meritório o trabalho de publicar fontes, mesmo que seja neste suporte. A internet, para além de outras questões, colocou na agenda o problema da autoria. As polémicas que têm vindo a lume relativas ao plágio de obras literárias revelam que o problema já ultrapassou os limites deste espaço. A partilha de informação não deve ser confundida com a apropriação indevida do trabalho alheio, como infelizmente vai acontecendo. Temos revelado essa preocupação no blogue citando todas as fontes e mencionando a autoria de textos e imagens. Há muita "boa gente" que não o faz!
Continue a comentar! Tenho reparado que muitos blogues não usam esta funcionalidade.

Anónimo disse...

Uma vez que vai realizar-se um encontro de bloguistas, penso que seria interessante o debate, nomeadamente tendo em perspectiva o concelho de Ponte de Lima. Mas o mesmo apenas terá algum interesse se existir contraditório. A opinião divergente merece todo o respeito porque não somos donos da verdade!
Não existindo uma opinião divergente, o "debate" apenas seria possível se, eu próprio, assumisse a opinião contrária e a defendesse com toda a minha convicção, em oposição à minha própria opinião... seria um exercício interessante!
Mas, para falar a sério, seria mais adequado a confrontação séria de opiniões.

faces da revista