quarta-feira, março 07, 2007

Dominguez Alvarez e Ponte de Lima



Ponte de Lima está presente, enquanto tema, na produção pictórica de Dominguez Alvarez (Porto, 1906-1942), pintor de origem galega, cujo centenário ocorreu no ano passado e que foi evocado, entre Maio e Outubro, numa exposição realizada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, comissariada por Ana Vasconcelos e Melo e Emília Ferreira. Enquadrado no designado “segundo modernismo” português, José Cândido Dominguez Alvarez foi membro do grupo “Mais Além”, formado em 1929. Os jovens deste grupo, segundo Maria Leonor Barbosa Soares, afirmavam-se "marginais face ao ensino académico e à estética naturalista" e no seu Manifesto consideravam "a responsabilidade da arte na transformação da sociedade através do seu poder de interpelar e emocionar cada indivíduo tendo, por isso, a obrigação de ir "além" da pura mestria técnica". Faziam parte do grupo, além de Dominguez Alvarez, Adalberto Sampaio, Arménio Losa, Artur Justino Alves, Augusto Gomes, Cruz Lima, Fernando Leão, Fortunato Cabral, Januário Godinho, Laura Costa, Luís dos Reis Teixeira, Mário Cândido Morais Soares, Mendes da Silva e Ventura Porfírio. No catálogo organizado no âmbito da referida exposição encontramos a referência a um trabalho sobre Ponte de Lima (nº 158) que retrata uma vista dos seus arredores. Datado de 1940, o trabalho em óleo sobre papel colado em cartão, pertence a uma colecção particular. O catálogo inclui, ainda, na pág. 89, a reprodução de um dos desenhos constante nos cadernos de esboços que regista a feira de Ponte de Lima, usando grafite, aguarela e guache sobre papel (sem título). Estes albúns, pertencentes à colecção de Francisco Marques Pinto, até então inéditos, fizeram parte da mencionada exposição e resultam das suas viagens pelo norte de Portugal e Espanha. José Cândido Dominguez Alvarez teve um percurso artístico curto (falecerá com 36 anos, com tuberculose), contudo fértil, evidenciando-se o seu gosto por paisagens urbanas e rurais. Para os interessados, deixamos a referência bibliográfica de uma tese de doutoramento sobre Domiguez Alvarez, que está acessível na Biblioteca Nacional: Trinidad Muñoz, Antonio - Introducción al modernismo pictórico portugués: la originalidad de Domínguez Alvarez, 1906-1942 , Cáceres: [s.n.], 2003 [Tese doutoramento, Universidade de Extremadura, 2003].
[Fontes: catálogo da exposição "Dominguez Alvarez. 770, Rua da Vigorosa, Porto". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006; artigo intitulado "Pensando sobre o tema "em redor do século XX... Trajectos da pintura e da escultura". Apontamentos para um estudo conjunto, galego e português, sobre a prática artística com origem a norte do Douro", de Maria Leonor Barbosa Soares, publicado na Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património, Porto, 2003, I Série vol. 2, pp. 615-640. Fotos: Autoretrato, óleo sobre cartão, 34.8x29, col. CAMJPA, FCG; reprodução da capa do catálogo acima referido].

1 comentário:

Raul disse...

Deixo aqui o link para fazer o download da tese de doutoramento acima mencionada. Trata-se de um trabalho de grande mérito e essencial para o estudo da vida e obra de Dominguez Alvarez.

http://dialnet.unirioja.es/servlet/extaut?codigo=53771

faces da revista