sábado, março 03, 2007

Um Hino a Ponte de Lima

Recebemos no nosso email uma pequena nota informativa, lavrada por Carlos Gomes, sobre a gravação do Hino a Ponte de Lima, que reproduzimos na integra:

Ponte de Lima já possui a gravação do seu Hino. Finalmente!
Trata-se do poema "Ilha dos Amores" de António Feijó, com composição musical do Ten. Amílcar Morais. A revista "Anunciador das Feiras Novas" publicou o poema e a partitura numa das suas edições.
O Hino de Ponte de Lima esteve para ser gravado há dez anos, por ocasião das comemorações do X Aniversário da Casa do Concelho de Ponte de Lima. Com a devida autorização do então Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Ribeiro Pacheco, a execução deveria ter sido feita pela Banda da Armada. Aliás, chegou a ser notícia na Revista da Armada.
Decorridos dez anos, no momento em que a Casa do Concelho de Ponte de Lima assinala o XX Aniversário, eis que finalmente, o projecto é concretizado.
A sua execução coube à Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública e ao Orfeão Limiano.
A partir de agora, Ponte de Lima, as suas instituições culturais, desportivas, sociais e outras podem passar a utilizar o Hino de Ponte de Lima nas suas cerimónias oficiais. E os limianos podem, desde já, começar a aprender a cantá-lo, desde os bancos da escola, para que sintam orgulho na sua terra. Ao lado, está claro, d' A Portuguesa - o Hino Nacional - pois temos naturalmente orgulho em sermos portugueses! (Carlos Gomes)

Para os interessados, a letra e partitura do Hino foram publicados, sob a forma de reprodução, na edição do "O Anunciador das Feiras Novas" de 1987 (Ano IV, II série, nº IV), nas páginas 3 a 6, cuja capa reproduzimos.

Aproveitamos para destacar o comentário produzido por Carlos Gomes ao post sobre a Casa do Concelho de Ponte de Lima (publicado em 23.01.07), que produz um relato pessoal das comemorações do vigésimo aniversário daquela colectividade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para ser mais rigoroso, pois talvez não tenha ficado muito claro, a ideia de se proceder à gravação do Hino a Ponte de Lima surgiu precisamente pelo facto do mesmo ter sido publicado na revista "O Anunciador das Feiras Novas" - letra e partitura -, tendo a ideia sido avançada na Casa do Concelho de Ponte de Lima, no início da década de noventa, uma vez que esta Instituição já começava a reunir condições para levar por diante projectos mais ambiciosos.
A própria apresentação ao público chegou a ser pensada num espectáculo a realizar nas ruínas do Convento do Carmo, as quais entretanto encerraram ao público devido às obras do metro que chegaram a colocar em risco aquele monumento histórico.
Estes detalhes apenas interessam pelo rigor histórico e para saber os antecedentes, os sucessos e vicissitudes de um projecto.

Anónimo disse...

Acabo de tomar conhecimento de que a Câmara Municipal de Ponte de Lima tomou a louvável iniciativa de proceder à distribuição do CD que contém o Hino de Ponte de Lima pelos estabelecimentos de ensino do concelho. A par do Hino Nacional, é também nosso dever educarmos as futuras gerações no amor pela nossa terra ou pela terra dos nossos ancestrais.
Parece-me, contudo, que esta iniciativa deveria alargar-se a outras instituições como as desportivas e culturais, passando-se a fazer uso do Hino nas cerimónias oficiais, no início de provas desportivas, no decorrer do hastear da bandeira do concelho entre outros. Os grupos musicais, orquestras filarmónicas, fanfarras, coros, ranchos folclóricos e outras agremiações poderão dar um contributo notável para que todos os limianos saibam de cor o nosso Hino de Ponte de Lima e saibam entoá-lo.
Vamos a isso?

Anónimo disse...

... e a Rádio Ondas do Lima ? Porque não, proceder à abertura e fecho das suas emissões com a transmissão do Hino de Ponte de Lima ?
- Quem, melhor que a ROL pode contribuir para a sua divulgação e conhecimento ?
- Aqui fica o repto!

faces da revista