segunda-feira, janeiro 08, 2007

O Teatro Diogo Bernardes e uma sessão de cinema para as crianças das escolas do concelho de Ponte de Lima_1924

Agosto de 1924. A fita policial “As duas cicatrizes” encanta os espectadores. O articulista do jornal Rio Lima considera que “é uma das melhores e mais completas que aqui [no Teatro Diogo Bernardes] se tem exibido” (17.08.1924), destacando “o trabalho magistral” do actor norte-americano Lewis Stone (1879-1953). O mesmo jornal anunciava a exibição, naquele mesmo dia, de uma fita com Geraldine Ferrar (1882-1967), diva do filme mudo, com inegáveis qualidades vocais que evidenciou na ópera. A actriz tornou-se numa das mulheres mais famosas do mundo durante a década de 20 do século passado e os seus papéis misturam o sentimentalismo e o dramatismo em voga na época.
Os meses de Verão trouxeram a Ponte de Lima filmes como "A Ilha dos Navios Perdidos", "Comboio de Recreio", "A Herdeira de Rajah" e o "Guarda 666". Em Outubro, o jornal que nos tem servido de referência fazia menção à despesa (de 133$50) com uma sessão infantil, oferecida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. O "espectaculo cinematografico com caracter educativo" tivera lugar no dia 31 de Setembro e destinara-se às "creanças das escolas do concelho" (Rio Lima, 19 de Outubro de 1924). A Câmara registou em acta "o seu mais vivo agradecimento à Empreza" pela "sua valiosa e desinteressada cooperação no aludido espectáculo" (idem). Em Janeiro de 1925, a vila pode assistir a "Peor que uma sogra", "O Crime de Chumeca" e "Ameaça Silenciosa", este último marcado pela presença de Pearl White (1889-1938), qualificada nas linhas do jornal local, como a "artista que é o astro mais brilhante de toda a constelação mundial". A actriz ganhou reconhecimento público no papel desempenhado em "The Perils of Pauline", uma história de acção, com vinte episódios, de que reproduzimos um cartaz da época.
[Fontes: edições do jornal Rio Lima referenciadas no corpo do texto; são publicados os retratos de Lewis Stone e Geraldine Ferrar]

Sem comentários:

faces da revista