terça-feira, maio 26, 2009

Para que serve um areal?

A recente intervenção no areal suscitou alguma perplexidade. Perdidos os usos forjados por séculos de história, à excepção da feira, parecem ter sumido as razões para manter aquele espaço como um simples areal. Este não é o meu ponto de vista. O areal é um objecto de natureza, formado por processos de sedimentação hidráulica. Desde logo, o areal conta-nos uma história natural, a da evolução dos elementos físicos, do devir da Natureza. Ponte de Lima merece muito do seu encanto à capacidade que os homens foram demonstrando, ao longo de séculos, de ligar a construção humana à forma primeva. Por outro lado, a sua configuração enquanto espaço urbano resultou de uma relação estreita com o rio, adaptando-se às mudanças impostas pela correnteza das águas e pelas areias (veja-se, por exemplo, a implantação das pontes romana e medieval). O areal sendo elemento natural é, também, coisa construída, testemunho de permanências e memórias. Não consideramos que salvaguardar a memória implique sempre acentuar as permanências. Contudo, não podemos deixar de notar que, perdidas muitas das funções tradicionais do areal (espaço de brincadeira, lugar de corar e estender roupa…) e sendo manifesta a inapropriada colonização pelos automóveis, resta a presença de uma forma. O areal tem, actualmente e do meu ponto de vista, na forma geral da vila uma função essencial: permitir a entrada de ar e de luz, permitir a respiração, e, dessa forma, suscitar a compreensão de um certo telurismo que justifica muitas das características de Ponte de Lima. Nessa medida, o areal deve ser sempre simples areal, um espaço público que nos permita fruir os elementos naturais, o casario, a ponte, o horizonte, as montanhas e o céu, sem intrusões visuais significativas ou intervenções que nos façam esquecer todo o espaço envolvente. Um areal, assim entendido, valoriza o edificado, dando-lhe monumentalidade. Um areal, assim sem outra função, reconduz Ponte de Lima às suas origens.

11 comentários:

Fernando Lima disse...

Não faz nenhum sentido construir um empedrado no areal ! Não deixa de ser um atentado cultural e ambiental . O seu escrito diz-nos tudo .

Fernando Lima Ponte de Lima

Fernando Lima disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
andré rocha disse...

Excelente texto. É necessário não ter horror ao "vazio" provocado pelo areal. Infelizmente tem sido difícil entender que a paisagem bucólica de Ponte de Lima que tanto inspirou poetas e pintores devia-se em parte à horizontalidade serena daquele areal que tão bem enquadrava a ponte medieval naquele lençol de areia que iluminava-se perante o sol. Neste momento constrói-se a mais e de pior: mancha-se a pintura criada pela Natureza e o Homem no centro histórico da vila com pinceladas de mau gosto e que não lhe são dignas. Em Ponte de Lima tudo que se faça actualmente deve ser feito pelos melhores, seja na escultura, na arquitectura ou urbanismo. Infelizmente isso não acontece e consequentemente o turista-alvo diminui de qualidade. A sua última frase aponta um caminho para a vila..reconduzir às suas origens e isso significa uma lavagem de cara.

Pedro Lima disse...

Infelizmente os atentadfos continuam , agora estão a despejar o entulho das obras das vias de comunicação nas margens do rio Lima . Restos de tubos , plásticos , ferro , asfalto etc ... e depois tapam com terra por cima.
Como é possivel coisas destas no século XXI !

Pedro Lima - Ponte de Lima

jcml disse...

Pedro Lima o seu alerta merece que seja mais preciso. As questões ambientais merecem a nossa melhor atenção. A que obras se refere? Onde é que se verifica esse despejo?

Pedro Lima disse...

Mais preciso ? Frente à vila de Ponte de Lima , margem esquerda e muito perto da Ponte Medieval . Pelo que me informaram um jornal local já denunciou a situação .

Pedro Lima

Pedro Lima disse...

Mais preciso ? Frente ao passeio 25 de Abril , junto à Ponte Medieval , margem esquerda do Rio Lima . despejaram entulho e cobriram com terra . Um verdadeiro abuso do poder .

Pedro Lima

Rosa Costa disse...

Pedia à autarquia de POnte de Lima
para não deixar esquecido todo aquele espaço de rara beleza. Procurem outra alternativa para os automóveis !


Rosa Costa

A.A. disse...

As margens do Rio Lima mereciam
outro olhar ! É triste assistir a tanta indiferença . A comunidade também não está livre de culpas . Cala e deixa correr .

A.A.

P.Lacerda disse...

Hoje , Domingo dia 19 de Julho , o pó que se fazia sentir ,causado pelo movimento dos automóveis, do que resta do areal , no Passeio 25 de Abril , obrigava as pessoas a afastarem-se do local ...


P. Lacerda Ponte de Lima

Carlos Vieira disse...

Pessoas que nos visitam - recentemente um jornalista do Expresso- mostrava-se espantado com tantos automoveis estacionados numa frenet ribeirinha que considerou' unica em qualquer país do mundo. '

Carlos Vieira

faces da revista