quarta-feira, março 28, 2007

Anúncios de Ponte de Lima (IX)

Os processos de anunciar um evento têm ao longo dos tempos variado. Em 1891, Manoel Antunes Faria fez publicar, em jornais, de Ponte de Lima, uma quadrícula com as letras O. N. M., procurando criar no leitor a curiosidade. Em Maio, desse mesmo ano, tudo era desvendado: "Um anuncio inegmatico com as iniciaes - O. N. M. que tem andado publicado no nosso jornal, foi ultimamente decifrado com a abertura do estabelecimento do nosso amigo e snr. Manoel Antunes Faria - ao Largo da Matriz - com o título do Novo Mundo" (A Voz do Lima, 30 de Maio de 1891).

[Sobre a mesma casa comercial veja-se o post "Anúncios de Ponte de Lima (IV)", publicado em Novembro de 2006.] [Agradeço a menção feita a este blogue e a um dos seus posts em http://pontedelima.blogspot.com/2007/03/sol-de-inverno-de-antnio-feij-em.html. E, já agora, parabéns ao seu autor pela actualidade que mantém no seu projecto - pontedelima.blogspot.com.]

sábado, março 24, 2007

Arquitectura em Ponte de Lima (VII)


A revista temática espanhola Arquitectura Viva apresenta, no contexto de um número dedicado à arquitectura em Portugal, intitulado Portugal panorámico. Geometría y "saudade" al borde del Atlántico, um texto de João Álvaro Rocha, autor da obra de requalificação do Calvário e do Posto de Turismo, ilustrado com fotografias de Luis Ferreira Alves e esquissos do arquitecto. Segundo o autor, e realizando uma tradução livre, "desenhou-se um itinerário urbano com episódios como os das películas em câmara lenta, através dos quais certos fragmentos da cidade histórica recuperam a sua primitiva coerência". Para ler por todos os interessados em arquitectura, bem como, por aqueles que procuram compreender melhor as opções de organização daquele espaço da vila preconizadas pelo autor do projecto. Aqui fica a referência: Arquitectura Viva, nº 109, 2006, pág. 76 e 77. Para ler o sumário da revista: http://www.arquitecturaviva.com/.

sexta-feira, março 16, 2007

Sol de Inverno de António Feijó na web

Tome nota: a obra Sol de Inverno (1922) de António Feijó (Ponte de Lima, 1859 - Estocolmo, 1917) está disponível em versão digital (com múltiplas possibilidades de descarregamento) em http://manybooks.net/titles/feijoa1953219532-8.html, http://www.gutenberg.org/etext/19532 e http://purl.pt/5606.
Aqueles que se interessam pelo autor e preferem manusear um livro, não podem deixar de ver a obra organizada por Cândido Oliveira Martins: António Feijó, Poesias Dispersas e Inéditas. Porto: Caixotim, 2005 (prefácio, fixação do texto e introdução de Cândido Oliveira Martins).

segunda-feira, março 12, 2007

A propósito de um cartaz da Rádio Ponte de Lima

A publicação parcial de um cartaz publicitário da Rádio Ponte de Lima serve-nos de mote para mais uma sugestão de trabalho de investigação: a história e sociologia dos media locais.
Com o fôlego de pequenos textos, próprios de um blogue, publicaremos alguns contributos para esse projecto.

quarta-feira, março 07, 2007

Dominguez Alvarez e Ponte de Lima



Ponte de Lima está presente, enquanto tema, na produção pictórica de Dominguez Alvarez (Porto, 1906-1942), pintor de origem galega, cujo centenário ocorreu no ano passado e que foi evocado, entre Maio e Outubro, numa exposição realizada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, comissariada por Ana Vasconcelos e Melo e Emília Ferreira. Enquadrado no designado “segundo modernismo” português, José Cândido Dominguez Alvarez foi membro do grupo “Mais Além”, formado em 1929. Os jovens deste grupo, segundo Maria Leonor Barbosa Soares, afirmavam-se "marginais face ao ensino académico e à estética naturalista" e no seu Manifesto consideravam "a responsabilidade da arte na transformação da sociedade através do seu poder de interpelar e emocionar cada indivíduo tendo, por isso, a obrigação de ir "além" da pura mestria técnica". Faziam parte do grupo, além de Dominguez Alvarez, Adalberto Sampaio, Arménio Losa, Artur Justino Alves, Augusto Gomes, Cruz Lima, Fernando Leão, Fortunato Cabral, Januário Godinho, Laura Costa, Luís dos Reis Teixeira, Mário Cândido Morais Soares, Mendes da Silva e Ventura Porfírio. No catálogo organizado no âmbito da referida exposição encontramos a referência a um trabalho sobre Ponte de Lima (nº 158) que retrata uma vista dos seus arredores. Datado de 1940, o trabalho em óleo sobre papel colado em cartão, pertence a uma colecção particular. O catálogo inclui, ainda, na pág. 89, a reprodução de um dos desenhos constante nos cadernos de esboços que regista a feira de Ponte de Lima, usando grafite, aguarela e guache sobre papel (sem título). Estes albúns, pertencentes à colecção de Francisco Marques Pinto, até então inéditos, fizeram parte da mencionada exposição e resultam das suas viagens pelo norte de Portugal e Espanha. José Cândido Dominguez Alvarez teve um percurso artístico curto (falecerá com 36 anos, com tuberculose), contudo fértil, evidenciando-se o seu gosto por paisagens urbanas e rurais. Para os interessados, deixamos a referência bibliográfica de uma tese de doutoramento sobre Domiguez Alvarez, que está acessível na Biblioteca Nacional: Trinidad Muñoz, Antonio - Introducción al modernismo pictórico portugués: la originalidad de Domínguez Alvarez, 1906-1942 , Cáceres: [s.n.], 2003 [Tese doutoramento, Universidade de Extremadura, 2003].
[Fontes: catálogo da exposição "Dominguez Alvarez. 770, Rua da Vigorosa, Porto". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006; artigo intitulado "Pensando sobre o tema "em redor do século XX... Trajectos da pintura e da escultura". Apontamentos para um estudo conjunto, galego e português, sobre a prática artística com origem a norte do Douro", de Maria Leonor Barbosa Soares, publicado na Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património, Porto, 2003, I Série vol. 2, pp. 615-640. Fotos: Autoretrato, óleo sobre cartão, 34.8x29, col. CAMJPA, FCG; reprodução da capa do catálogo acima referido].

sábado, março 03, 2007

Um Hino a Ponte de Lima

Recebemos no nosso email uma pequena nota informativa, lavrada por Carlos Gomes, sobre a gravação do Hino a Ponte de Lima, que reproduzimos na integra:

Ponte de Lima já possui a gravação do seu Hino. Finalmente!
Trata-se do poema "Ilha dos Amores" de António Feijó, com composição musical do Ten. Amílcar Morais. A revista "Anunciador das Feiras Novas" publicou o poema e a partitura numa das suas edições.
O Hino de Ponte de Lima esteve para ser gravado há dez anos, por ocasião das comemorações do X Aniversário da Casa do Concelho de Ponte de Lima. Com a devida autorização do então Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Ribeiro Pacheco, a execução deveria ter sido feita pela Banda da Armada. Aliás, chegou a ser notícia na Revista da Armada.
Decorridos dez anos, no momento em que a Casa do Concelho de Ponte de Lima assinala o XX Aniversário, eis que finalmente, o projecto é concretizado.
A sua execução coube à Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública e ao Orfeão Limiano.
A partir de agora, Ponte de Lima, as suas instituições culturais, desportivas, sociais e outras podem passar a utilizar o Hino de Ponte de Lima nas suas cerimónias oficiais. E os limianos podem, desde já, começar a aprender a cantá-lo, desde os bancos da escola, para que sintam orgulho na sua terra. Ao lado, está claro, d' A Portuguesa - o Hino Nacional - pois temos naturalmente orgulho em sermos portugueses! (Carlos Gomes)

Para os interessados, a letra e partitura do Hino foram publicados, sob a forma de reprodução, na edição do "O Anunciador das Feiras Novas" de 1987 (Ano IV, II série, nº IV), nas páginas 3 a 6, cuja capa reproduzimos.

Aproveitamos para destacar o comentário produzido por Carlos Gomes ao post sobre a Casa do Concelho de Ponte de Lima (publicado em 23.01.07), que produz um relato pessoal das comemorações do vigésimo aniversário daquela colectividade.

faces da revista