terça-feira, outubro 02, 2007

Norton de Matos_um selo comemorativo da fundação de Nova Lisboa

[Selo comemorativo do cinquentenário da fundação da cidade de Nova Lisboa (1912-1962). A cidade de Huambo/Nova Lisboa foi inaugurada com a presença de Norton de Matos em Setembro de 1912.]

3 comentários:

Anónimo disse...

"Hei por conveniente determinar que nas proximidades do forte de Huambo, sito no planalto de Benguela, seja criada uma povoação que se denominará Cidade de Huambo. As autoridades e mais pessoas a quem o conhecimento e a execução desta determinação competir assim o tenham entendido e cumpram" - diploma de 8 de Agosto de 1912, redigido por Norton de Mattos.
(...)
"Legislação recente elevou a cidade de Huambo a capital de Angola e deu-lhe o nome de Nova Lisboa. Não concordei nem com uma cousa nem com outra, mas isso são contos largos".
- in "Memórias e trabalhos da minha vida", de Norton de Mattos.
(o seu nome tinha 2 tês)

Anónimo disse...

... Porque razão foi ao Huambo atribuído o nome de Nova Lisboa? Será que se tratava de um projecto que visava, não somente elevar o Huambo a capital de Angola, mas também a capital do Império? Seria tal iniciativa uma tentativa de reeditar o que se verificou no século XIX, com a deslocação da família real para o Brasil, criando as condições que vieram a possibilitar algumas décadas mais tarde, a sua independência política?
Em todo o caso, atribui-se frequentemente a Norton de Mattos a criação da cidade de Nova Lisboa - na realidade, ele decretou a fundação da cidade do Huambo!

nuno disse...

eu tenho esse selo quanto vale??

faces da revista