segunda-feira, outubro 15, 2007

Norton de Matos e Nova Lisboa

Desconheço o valor heráldico desta ilustração. De alguma forma, é reveladora de um modo de pensar a cidade fundada por Norton de Matos e, concomitantemente, o seu projecto para Angola. Entendemos que este projecto do carismático republicano limiano assentava numa vontade descentralizadora e reformadora, com laivos de autonomização da vida angolana relativamente à metrópole, mais do que numa intenção independentista. Aqui fica mais uma achega à acção de Norton de Matos.


Carlos Gomes tem razão no comentário de produz ao anterior post relativo a Norton de Matos. Precisou a data de fundação e a evolução da denominação da cidade de Huambo/Nova Lisboa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como se pode verificar o símbolo heráldico de Nova Lisboa apresenta, como todas as cidades, cinco castelos a encimar o escudo - Ponte de Lima, como vila, apresenta quatro castelos. Toma ainda como símbolo a própria "barca dos corvos" da cidade de Lisboa, evocando o seu padroeiro, S. Vicente que, aquando da suas transladação, foi acompanhado por dois corvos à popa e à proa da nau.

Como é evidente, a designação de Nova Lisboa e o símbolo heráldico sugere-nos uma ideia de se construir algures, no planalto de Benguela, uma nova capital do Império, atribuindo-se frequentemente a Norton de Mattos tal projecto. Confesso que não encontrei até ao momento qualquer documento comprovativo de tal facto e gostaria que alguém me esclarecesse a esse respeito, sem suposições.
O único facto que conheço foi o que mencionei em post anterior em relação à designação de Huambo e de Nova Lisboa.

Anónimo disse...

...acrescentando um pouco mais, existiu de facto um projecto de transformar o Império numa federação de estados, podendo eventualmente a capital ficar sediada em Angola, muito provavelmente em Nova Lisboa, daí a razão do seu nome. Mas, ao que julgo saber, nada indica ter Norton de Mattos defendido tal ideia.

Com efeito, chegou a elaborar-se os diversos "estatutos político-administrativos" que deveriam dar forma jurídica a cada um dos "Estados" que deixariam de ser considerados "colónias" ou "províncias ultramarinas". Angola era então visto como o novo Brasil.

Creio que este projecto era também defendido pelo General António de Spínola e constituiu o essencial do programa de um movimento político existente após o 25 de Abril de 1974, denominado "Movimento Federalista Português", o qual viria a transformar-se no "Partido do Progresso", entretanto extinto em 28 de Setembro de 1974.

Mas, a questão que se coloca é a de saber, pelo interesse histórico que isso representa, se existe qualquer documento que comprove ter Norton de Mattos defendido tal ideia que frequentemente se lhe atribui.

Anónimo disse...

Norton de Mattos ou Norton de Matos ?

faces da revista