quinta-feira, setembro 20, 2007

Olhar a vila em tempo de Feiras Novas (IV)

[Feiras Novas, na evocação histórica e desfile de fanfarras a propósito do 120.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima]

8 comentários:

Anónimo disse...

Se a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima possui já 120 anos de existência e orgulha-se de tal facto, porque razão não mantém a denominação "Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima" que, ao que julgo saber, foi a sua denominação de origem?
A supressão da designação "Real" constitui uma deturpação da sua História. Penso que os Bombeiros Limianos não deveriam envergonhar-se do seu passado anterior à implantação do regime republicano e deveriam repôr a sua denominação de origem!

JoCaBraGo disse...

A AHBVPL foi fundada em 1887. A denominação Real foi atribuída em 1895, por decreto do Rei D. Carlos.
Assim, a denominação actual é a original.

Anónimo disse...

Nesse caso...
Afinal, eu estava errado!

jcml disse...

Sobre o assunto veja-se o Anunciador das Feiras Novas de 1987, pág. 65 e seguintes, que entre outros elementos da história da AHBVPL reproduz a acta de sua instalação.

Anónimo disse...

Com efeito, assim é! O meu equívoco tem origem no facto de, precisamente em 1987, aquela Instituição ter integrado a "Comissão de Honra" do II Almoço Limiano com a designação de "Real", tal como consta nomeadamente do cardápio daquele evento e das notícias insertas à altura no Cardeal Saraiva e n'O Povo do Lima.

JoCaBraGo disse...

Terei muito gosto em fazer chegar ao Srs. Carlos Gomes e José carlos Loureiro um exemplar do Anuário 2007 dos Bombeiros onde são "recuperados" muitos dos textos até hoje publicados sobre os BVPL, além de alguns inéditos.
Apenas necessito da morada...
(jocabrago@gmail.com)

Anónimo disse...

Terei muito gosto em receber e desde já agradeço.
A minha observação não pretendeu ser depreciativa. Mas assumo que foi um equívoco, como já referi. Por vezes, não consigo ler tudo e reter. Contudo, recordo-me muito bem do ano de 1987, altura em que foi uma representação da AHBVPL ao III Almoço Limiano. Eu era na altura Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima e, por conseguinte, fui eu próprio que enderecei o convite.
Como compreende, algumas instituições vão adaptanto as suas designações de acordo com a sua evolução e representatividade. É o que sucede com a Associação Empresarial de Ponte de Lima cuja denominação foi acompanhando a sua própria evolução. Outras, porém, adaptam-se às alterações políticas, ajustando-se às circunstâncias. Estas, geralmente, perdem o património que herdaram ao enjeitarem o passado. Não foi, contudo, o caso da AHBVPL que eu erradamente julgada ter nascido com a denominação de "Real".
Aproveito para referir o seguinte: o Estado Novo condicionou o emprego da denominação "grémio" a determinadas associações patronais e da lavoura, não o permitindo a muitas outras associações, nomeadamente regionalistas a quem acabou por ser imposta a designação de "casa regional". Provavelmente porque, a denominação de "grémio" teria alguma inspiração maçónica...

Anónimo disse...

Ainda não recebi a amável oferta anunciada mas agradeço na mesma. Valeu pela intenção!

faces da revista