segunda-feira, maio 23, 2011

Luís Dantas (1946-2011)

Eu vou, meu nome ficará/Me lembrem os amigos meus (Asik Veysel)

20 comentários:

Carlos Gomes disse...

Esta notícia surpreendeu-me! Estive com o Dr. Luís Dantas no passado dia 12 de Março, no Rossio. Andávamos a fotografar a manifestação da "geração à rasca". Jamais imaginei que desaparecia pouco tempo depois!

José Sousa Lima disse...

Como diz Carlos Gomes- foi uma morte inesperada que apanhou toda a gente de surpresa na terra que amava.
Morreu um homem generoso e um escritor e historiador limianista dos maiores da sua geração.

José Sousa Lima

João de Lima disse...

O escritor Luis Dantas morre ainda novo .Pelo que me dizem na fase mais criativa da sua vida.
Recordo aqui dois dos seus livros:Os Limianos na Grande Guerra e Os Galegos Em Lisboa.
Passou grande parte da sua vida em Lisboa,professor do Ensino Secundário e historiador.Ponte de Lima perde um grande amigo e um dos seus melhores filhos e escritor.Merece ser lembrado .

João de Lima

Fernandes de Matos disse...

O professor ÇLuis Dantas,pelas notícias que nos vão chegando, murreu no Hospital Curry Cabral de uma pneumonia quase subita. Ainda o vimos em Ponte de Lima em alegre convivio no mês de Março.Também o Anunciador das Feiras Novas perde um grande e generoso colaborador.
Que seja lembrado pelos amigos e pela sua obra e que pela sua dimensão acreditamos que vai perdurar.

Fernandes de Matos -Ponte de Lima

João P.Martins disse...

Uma noticia muito triste.O Luis ainda tinha tanto para dar à cultura do Alto Minho.Morreu aquele que era ,considerado por muitos, um dos maiores escritores da sua geração. Mas,muito mais do que isso.UM HOMEM BOM . Adeus meu amigo.

João P.Martins

António Sousa disse...

Pela consersa que tivemos com um dos seus familiares O Luis Dantas preparava-se para publicar a obra ,já em fase de acabamwnto, Os Deputados do Alto Minho No século XX.
Partiu do nosso convivio cedo de mais!! Uma perda grande para a nossa terra .

António Sousa

F.Pereira disse...

O historiador Luis Dantas tinha dentro dele aquuilo que podemos chamar de um saber desinteressado e que gostava de o partilhar com todos:NosJornais,Revistas,Livros.
Não foi só a cultura limiana que perdeu um humanista e um estimado escritor.

F.Pereira

Francisco de Barros disse...

é um lugar comum dizer que os melhores morrem demasiado cedo. Mas do escritor Luis Dantas não podemos deixar de o dizer. Perdeu Ponte de Lima um Homem Bom e um escritor dos maiores da sua geração.Leiam a sua prosa, porque o seu português nasceu em águas cristalinas.

Francisco de Barros - Ponte de Lima

J.Lima disse...

A perda do Luís Dantas ,quando estava na sua força criativa,é uma perda para toda a cultura do Alto Minho.Li dos dos seus últimos livros : A Arte na Guerra e As Figuras Populares de Ponte de Lima.
São trabalhos a merecer reconhecimento futuro.
Que os amigos o não esqueçam.
Que Deus te guarda em sua paz ,Luis.

J.Lima

Pedro Lisboa disse...

Teve conhecimento desta triste noticia através do jornal' Cardeal Saraiva'.O desaparecimento do escritor historiador Luis Dantas do nosso convivio é, como aqui se diz, uma perda muito grande para a cultura limiana e não só.O absurdo da existencia tem destas.
"Partem cedo quem os deuses amam ".
Pedro Lisboa

Lucia Malheiro Alves disse...

Quando as pessoas partem para a eternidade é fácil fazer-se o elogio. O reconhecimento do Escritor Luis Dantas ter em sua vida outra dimensão. O seu trabalho sobre as Figuras Populares de Ponte de Lima (re)descobre a alma simples das pessoas simples do povo ,desce às suas raízes .Uma obra que, mesmo sendo das gentes de Ponte de Lima ,é uma obra universal.Obra que o tempo não apaga.Obrigado Luís.

Lucia Malheiro Alves

Manuel Martins de Barros disse...

Como diz Lucia Malheiro.Ponte de Limatem motivos para se orgulhar deste seu filho.Eu ,na minha modesta opinião ,quero aqui realçar outra das suas obras:Os Garranos na Peninsula Ibérica.
Se o escritorlimiano Luis Dantas fizesse parle do lobbi lisboeta literário .Esta obra, aqui citada, seria badalada por todo o pais.Mas não deixa de ser uma bora genuina que vai perdurar pelo tempo fora.

Manuel Martins de Barros -Ponte de Lima

Pedro Gonçalves disse...

Conhecemos o escritor e historiador
Luís Dantas ,com ele convivemos ora em Lisboa ora em Ponte de Lima. Era um homem de ideais socialistas ,sem fanatismos.Estou à vontade para falar porque não sou de esquerda. Era um democrata fraterno. Um amigo da vida e das alegrias simples.Escritor grande da nossa região e um Homem feliz.
Que a paz de Deus te guarde, meu bom amigo!

Pedro Gonçalves

R.C. disse...

LI num jornal local um cronista a dizer que o escritor merecia nome de rua.Quem conhecia o Luis Dantas sabe que ele pouco se preocupava com essas coisas.A melhor homenagem é,creio eu , divulgação da sua obra.É o que fica.
R.C. Ponte de Lima

Fernando Carvalho disse...

Concordo.Divulgar o espirito ,a herança da sua obra - é a melhor homenagem. Os garranos da Peninsula Iberica e a Arte na Guerra,são exemplos de livros seus não esquecer.

Fernando Carvalho -Ponte de Lima

Carlos Castro disse...

Vivo na Cidade do Porto,há poucos dias soube da morte do Luis Dantas.
Conversamos muitas vezes em Ponte de Lima.Partiu um homem simples de de uma humildade cativante,própria dos seres maiores. Não são palavras de circunstancia .Ponte de Lima fica mais pobre com o seu desaparecimento.Deixou-nos uma obra que merece ser lida. Eu da sua obra conheço o livro de Poesia Bolero Bar , A Revolta Da Maria da Fonte,
Bocage no Seu Tempo e os Garranos da Peninsula Ibérica. Pelo que li encontava-se numa das fases mais criativas da sua vida.Mas o destino de cada um de nós é assim.Tudo corre muito depressa.

Carlos Castro

Teresa Pereira disse...

Teve conhecimento por familiares seus que o Luis Dantas morreucabei de uma pneumonia fulminate.Para mim uma triste noticia .Ainda recentemente acabei de ler o seu livro Oas Garranos da Peninsula Ibéria. Admirei a clareza da sua linguagem com imagens que me cativaram .
Teresa Pereira - cidade de Braga

José Magalhães disse...

O que eu mais admirava no Luis Dantas era a humanidade da sua escrita,a mesma que praticava no seu dia a dia. Úm homem que acreditava plenamente no homem .
A nossa região perdeu um dos seus maiores.

José Magalhães

Paulo A..Brito disse...

Não é meu desejo criticar. A hora merece outra reflexão.
Mas,quanto a mim, o Luís Damtas escritor,a sua obra , não foi entendida,p+ela sua dimensão, na sua terra natal.
Livros Como - A Revolta da Maria da Fonte , Ponte de Lima na Revolução de 1383, A Arte na Guerra, Figuras populares de Ponte de Lima, Os Limianos na Grande Guerra e Retratos Galegos .são obras de referencia em qualquer lugar.

Mas este é o fado dos maiores.Os tempos correm ao sabor das modas.

Paulo A.Brito - Lisboa

Pereira Lima disse...

Como aqui se diz num verso .Que os amigos o não esqueçam.Leiam a sua obra.O escritor merece e o homem bom ,o humanista pleno ,merece ainda mais.

Pereira Lima

faces da revista