quinta-feira, março 04, 2010

Dá que pensar...

[recorte do mapa inserido na publicação do Eixo Atlântico]

A cartografia é programática, fala pelo que assinala e pelo que silencia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Algo que não entendo é porque razão o chamado Eixo Atlântico apenas integra localidade com estatuto de cidade, apesar de por vezes se encontrarem bastante afastadas do litoral como sucede com Lamego, e não inclui outras localidades consideradas históricas que se encontram no percurso dos caminhos de Santiago e integraram a antiga Galaécia, apenas porque possuem o estatuto de vila. Isto faz lembrar as comemorações do Dia de Portugal, em 10 de Junho, que jamais poderão ocorrer em Guimarães que é considerada o berço da nacionalidade, em Constância onde supostamente nasceu Luís de Camões, em Monção onde se travou o torneio de Valdevez ou em Sagres cujo simbolismo se encontra associado às Descobertas, apenas porque não são sedes de Distrito!
Carlos Gomes

Anónimo disse...

Para encararmos as coisas com realismo e sem hipocrisias, toda a gente sabe que este tipo de entidades constituem uma espécie de "Cavalo de Tróia" e integram-se nas chamadas iniciativas transfronteiriças que mais não pretendem do que esbater as diferenças entre os povos e o países com vista a reduzir a dua identidade cultural e nacional, sacrificando a independência das nações em prol dum superestado supranacional ao nível europeu. Estas políticas traduzem-se nuns convívios raianos - com papas e bolos se enganam os tolos! - e são acompanhados de políticas de despovoamento nas zonas do interior que incluem a desmontagem de infraestruturas, ligações rodoviárias, redução de emprego, de equipamentos sociais e outros, o que leva a mandarem as portuguesas para as maternidades espanholas e a não licenciar matadouros que obrigam aos suínos de Moura sem abatidos nos matadouros espanhóis, beneficiando a Espanha da fama do "pata negra"... um transmontano que tencione deslocar-se para Miranda do Douro prefere utilizar as estradas espanholas por falta de condições que levam ao isolamento das povoações portuguesas da raia.
Agora, virou moda muitos parolos que não foram além de Tui para comprar caramelos darem ares de cosmipolitas e dizerem-se europeus... não questiono o patriotismo das nossas gentes mas, também é certo que Miguel de Vasconcelos tinha as suas raízes na nossa região!
Carlos Gomes

faces da revista