segunda-feira, agosto 03, 2009

A propósito dos "80 anos de Zeca"

Teve ontem início, em Coimbra e no dia em que Zeca Afonso completaria 80 anos, o projecto Memorial José Afonso (1929-2009) que, segundo a edição do jornal Público de 2 de Agosto de 2009, só terminará a 3 de Outubro. Várias iniciativas artísticas, literárias e culturais recordarão a vida e obra de Zeca Afonso. O Porto e a Galiza envolver-se-ão noutros actos de homenagem ao cantor, até 1 de Agosto de 2010.
Recentemente, foi editada um fotobiografia com texto de Irene Flunser Pimentel, pela editora Círculo de Leitores (2009), cuja capa reproduzimos parcialmente. Em pelo menos duas circunstâncias a autora dá nota das relações deste "cantor comprometido" com a vila de Ponte de Lima.
A primeira quando se refere ao avô materno, Domingos José Cerqueira (1870-1927). Nascido em Ponte de Lima, este professor exerceu na vila, quer como professor livre quer professor oficial, e foi autor da Cartilha Escolar (1912). Sobre ele escrevemos em 2005, na edição impressa de O Anunciador das Feiras Novas. No livro a que nos temos vindo a referir, transcrevem-se algumas palavras de Zeca Afonso relativas a este seu ascendente, que reproduzimos: "[era] um maçon de Aveiro, republicano, um gajo daqueles bigodudos, que esteve ligado a um movimento importante de renovação escolar (...) introduziu o culto da árvore nas escolas e chegou a fazer uma "cartilha", a segunda, depois da Cartilha Maternal de João de Deus" (p. 19).
A segunda referência, surge na árvore genealógica (p. 192) onde podemos verificar que a linha de parentesco materna está indelevelmente associada a Ponte de Lima. Sua mãe, Maria das Dores Dantas Cerqueira nasceu na vila, em 1901, e toda a sua ascendência nasceu nas margens do Lima. Um segundo avô de Zeca Afonso era um cocheiro, outro nascera em São Martinho da Gandra; um dos terceiros avós era vendedeiro e comerciante. Uma das segundas avós era uma jornaleira nascida em Arcozelo, assim como uma das terceiras avós.
Esta relação familiar, do meu ponto de vista, é mais um motivo para os agentes culturais da vila estabelecerem, através de algumas iniciativas, uma ligação entre as figuras da cultura nacional e a vila de Ponte de Lima.

12 comentários:

Anónimo disse...

Entendo como um bom pretexto para os homens da toponímia local, pensarem um pouco...
José António Cunha

Anónimo disse...

É oportuna esta lembrança. Já, em 2008, no meu blogue, tinha referida a ascêndia ponte-limense de José Afonso.

Com estima,
José Sousa Vieira

jcml disse...

É verdade. Aqui deixo o link para a referida mensagem: http://limianismo.blogspot.com/2008/03/ascendncia-ponte-limense-de-jos-afonso.html

Fernando Magalhães disse...

É bom saber que um homem generoso,criativo , poeta maior,homem de causas - tem raizes nas nossas gentes .
Fernando Magalhães

Carla Sousa disse...

Uma ideia que o municipio de Ponte de Lima merceria aproveitar
Pela sua obra- independentemente de edeologias - José Afonso merecia ser recordado em Ponte de Lima.

Carla Sousa

Fernanda Marinho disse...

È para mim uma agradavel surpresa ficar a saber que o Zeca Afonso também faz parte da' familia limiana.'

Fernanda Marinho

Luis Amorim disse...

Gostaria que Daniel Campelo , que tem sabido separar o artista-como artista - da sua ideologia .Exemplo da vinda de Vitorino, Tordo,Paco Bandeira,Pedro Barroso etc.,a Ponte de Lima para actuarem.Promova uma exposição da obra de José Afonso na terra dos seus avós .
Luís Amorim

Lucia Pereira disse...

Pena que as ideologias ,muitas vezes, procurem silenciar o artista genial e grande poeta que foi José Afonso.

Lucia Pereira

jcml disse...

A ideologia não "cegou" Zeca Afonso, pelo contrário colocou-o perante um horizonte extenso - de abertura ao Homem - que soube partilhar na sua arte, com inteira LIBERDADE.

Francisco Sousa disse...

Concordo inteiramente com o ultimo comentário -José Afonso foi um homem da liberdade que não tem paretidos , nem ideologias - mas está no coração de todos os homens de boa vontade .
Francisco Sousa

Clara Pereira Sousa disse...

Um homem grande em qualquer parte do Mundo. Vejam o carinho com que na Galiza guaram a sua memória.
José Afonso- ultrapassou as ideologias - para ser a face de todos os homens de boa vontade.Trás um amigo também !

Clara Pereira Sousa

Anónimo disse...

Talvez a merecer um trabalho de pesquisa. uma homenagem ao poeta e ao homem generoso que foi José Afonso.Gostei da sua imformação sobre as origens familiar do grande artista JA.

faces da revista