domingo, janeiro 25, 2009

Ponte de Lima nos "Oscares do Turismo português"

A Feira do Cavalo de Ponte de Lima mereceu uma menção honrosa, na categoria de "Animação & Eventos", na 4ª edição dos Prémios Turismo de Portugal 2008. A entrega dos referidos prémios teve lugar, na semana finda, na abertura oficial da Bolsa de Turismo de Portugal (BTL). Segundo a reportagem do jornal Público (Fugas, 24.01.2009), houve 132 candidatos, sendo 67 do sector público e 65 da área da iniciativa privada. O prémio procura destacar os projectos "que mais contribuíram para uma maior notoriedade de Portugal como destino turístico de excelência". A lista completa pode ser conhecida na página do Ministério da Economia e da Inovação/Turismo de Portugal.
A menção honrosa que distinguiu a Feira do Cavalo é o reconhecimento de um trabalho que, desde os seus primeiros momentos de vida, se revelou de qualidade. Aproveitando um equipamento urbano versátil, com uma arquitectura que soube conciliar a realidade envolvente e a intervenção humana, a Feira apresentou um programa diversificado e com qualidade, capaz de satisfazer o público mais exigente e o simples amante da vida animal. Acima de tudo, (re)coloca o homem em contacto com a Natureza; (re)lembra a rica simbiose entre o animal e o humano.
É interessante notar que, nesta categoria, a par deste evento mereceu a mesma classificação o "veterano" Festival Internacional do Porto - Fantasporto e que o vencedor tenha sido o Red Bull Air Race World Series (realizado no Porto/Gaia). Trata-se, quer num caso quer noutro, de eventos com uma expressão mediática difícil de ultrapassar. Contudo, mais do que "enchentes" fugazes e "primeiras páginas", interessa a Ponte de Lima o desenvolvimento de projectos regulares, sustentáveis e que se ajustem à realidade natural, antropológica e histórica local.
O prémio servirá, indubitavelmente, de alento à organização da III Feira do Cavalo, agendada para os dias 25 a 28 de Junho de 2009 (cujo cartaz reproduzimos).

Sem comentários:

faces da revista