domingo, março 30, 2008

Rio Lima

[...]
Mais o rio e mais a bruma,
mais a ponte, a torre, o sino,
e em cada remada brava
um rasto branco de espuma
no barquinho pequenino
que nos meus olhos passava
sem ir a nenhum destino...

Fernando Garcia, excerto do poema Barcarola do Lima.

terça-feira, março 25, 2008

Elena Fons

José Sousa Vieira publicou no seu blogue (limianismo.blogspot.com) - que acompanhamos com agrado, reconhecendo qualidade, originalidade e rigor no teor dos seus posts -, uma referência à passagem de Elena Fons por Ponte de Lima, no ano de 1913 (veja-se o post de 17 de Março de 2008). Nos nossos registos de pesquisa temos uma outra referência à presença de Elena Fons em Ponte de Lima, que partilhamos, em jeito de complemento: o jornal Rio Lima anunciava, na edição de 29 de Maio de 1927, que se encontrava aberta assinatura na Casa Singer, na Praça de Camões, para assistir à actuação daquela cantora lírica com a Companhia de Opera Italo-Hespanhola. Prometia-se a execução de excertos da Aida, Carmen e Cavalaria Rusticana. O artigo refere a presença de Miguel Artelli, Carmen Guitart e José Villela.
Segundo a publicação La Ilustracion Española y Americana (15 de Março de 1897, nº X, pág. 165), Elena Fons iniciou a sua formação musical em Sevilha, com dez anos. O Ayuntamiento de Sevilha concedeu-lhe uma pensão de 3 mil pesetas anuais, que, mais tarde, reforçou para que a cantora pudesse deslocar-se à Itália. Segundo a mesma revista, Elena Fons "fué muy aplaudida en los principales teatros, Dal-Verme, de Milan; Rossini, de Venecia, y Comunale, de Trieste". A eminente cantora lírica, até 1897, data de publicação da revista, tinha actuado com êxito no Teatro Real de Madrid, no Teatro de S. Fernando de Sevilha, na cidade de Oviedo e de Gijón.
Note-se, por fim, que a "Troupe Elena Fons" actuou, em Maio de 1913, no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

terça-feira, março 18, 2008

Sebastião Sanhudo, à procura de assunto...(2)

[Montagem a partir da auto-caricatura, de 1879,
e da caricatura O Assumpto, de 1878, publicada n' O Sorvete]

sexta-feira, março 14, 2008

Sebastião Sanhudo, à procura de assunto...

[Montagem a partir da auto-caricatura de 1879 e da caricatura O Assumpto, de 1878, publicada n' O Sorvete]

domingo, março 09, 2008

O dia em que "O Amigo de Peniche" não esteve no Teatro Diogo Bernardes_1922



O espectáculo esteve anunciado para o mês de Maio. Segundo os jornais locais, a comédia, em três actos, intitulada "O Amigo de Peniche" seria apresentada pela Companhia de Cremilda-Chaby no dia 10 de Maio de 1922 (Cf. Cardeal Saraiva, 4 de Maio de 1922). Contudo, segundo a mesma imprensa, o espectáculo não teve lugar (Cf. Cardeal Saraiva, 11 de Maio de 1922). Aos frequentadores do Teatro restavam as películas. Por esses dias rompiam a escuridão da sala de espectáculos a fita, em episódios, nomeada "Por Amor". A sua projecção terá arrancado em Abril e terminado nos finais de Maio. Os últimos episódios foram projectados juntamente com "A Batalha de Jutlandia", de que já falamos em post anterior.

terça-feira, março 04, 2008

sábado, março 01, 2008

Arquitectura em Ponte de Lima (X)

A revista Cubo (nº 9, 23 de Fevereiro de 2008), que acompanha a edição de hoje (1 de Março) do semanário Sol, apresenta um artigo intitulado "Espírito conciliador", da autoria de Sandra Marques Gomes, que se refere ao conjunto de trabalhos executados pelo arquitecto José Guedes Cruz na vila de Ponte de Lima - Centro Náutico, Museu Rural, Mercado Municipal e Pousada de Juventude. Recomenda-se a leitura. Sendo certo que não é portadora de novidade, a reportagem revela o essencial do perfil do arquitecto e contribuirá para perceber a orientação teórica e conceptual do seu trabalho. Entretanto, em complemento, veja uma apresentação do trabalho do arquitecto José Guedes Cruz que "circula" no ciberespaço, que inclui imagens de Ponte de Lima.

faces da revista