domingo, setembro 28, 2008

"Samiguel" de Cabaços

O "Samiguel" de Cabaços funde, de forma harmoniosa, diversas dimensões do acto festivo. Se, por um lado, dá continuidade a um dos cultos cristãos mais antigos e populares (o culto ao arcanjo S. Miguel), por outro lado remete-nos para a transição do século XIX para o século XX, através dos trajes que a maior parte dos participantes enverga. Festa com um fundo sagrado, claramente cristã, o "Samiguel" de Cabaços actualiza, todos os anos, o mote dos cestos (a sua exposição decorre até ao próximo dia 5 de Outubro). Este ano a temática centra-se na figura de S. Paulo e no "Ano Paulino". Sem música gravada, as amplificações sonoras servem o leilão. As concertinas têm lugar garantido. Não há "cachorros", "farturas" e patrocínio de cervejeiras. À venda encontram-se (apenas) os produtos da terra. O adro da Igreja é engalanado com "os frutos novos". Há alegria, mas contida. Não há excessos. A população parece empenhada num esforço comum. Este ano divisamos mais visitantes e o trânsito mais complicado. O desafio para os organizadores será manter a "originalidade"; manter, como afirmam no prospecto do anúncio, "uma festa diferente das outras!".

1 comentário:

Paraquedista disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Q5ZP9xCt4ps

Quero deixar aqui um bem-haja à "rapaziada" que esteve nas Feiras Novas 2009, pela simpatia que tiveram de mostrar um pouco da sua música para quem como nós vinhamos de longe, e podem ver no URL acima.
Este ano lá estaremos para mais uns belos momentos de alegria quer no cortejo de tarde mas também na noite das rusgaS de concertinas.
Boa saúde para todos.

faces da revista