segunda-feira, maio 26, 2008

Notas sobre a verdade em História (I)


R. Collingwood, num texto clássico do pensamento sobre a História, afirma que há uma espécie de história, que é “construída com base na extracção e combinação dos testemunhos de diversas fontes” e que designa por “história de cola e tesoura”. Esta forma de história vive a ilusão de aceder a um conhecimento cem por cento objectivo, onde o papel do historiador é silenciado. As fontes têm a verdade inscrita, salvo se se verificar que estamos perante uma falsificação. A verdade resultaria, assim, do somatório dos factos organizados numa narrativa homogénea e convincente. Esta história esquece que as fontes não conservam a verdade. Desde logo, os caprichos da vida natural e humana fizeram com que tenham “desaparecido” muitos eventos históricos. Com efeito, o que nos foi legado é, desde logo, uma selecção produzida pela própria história da Humanidade. Os contemporâneos dos eventos foram os primeiros a seleccionar. Se o critério para a verdade é o da objectividade, então convém dizer que há muita subjectividade no trabalho do historiador (como no de qualquer outro cientista).

[continua]

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente ao ler em pretensos livros de pesquisa histórica títulos como " a verdadeira história..." fico logo com dúvidas se deverei investir o meu tempo a ler.

Qualquer pessoa que tenha estudado história sabe que a verdade em história é uma busca constante pois a esta está sempre agregada às fontes que de um momento para o outro podem se tornar ultrapassadas, não fidedignas, subjectivas, erradas...

Usar o título "a verdadeira história..." é um erro grave para quem se acha historiador

monteiro disse...

A Verdade em história, pode ser rapidamente desmentida pelo aparecimento de novos dados.
Podemos considerar que a história é feita de factos que se vão sucedendo e de pesquisas que vão sendo feitas, de descobertas que se vão revelando chegando a conclusões que muitas das vezes desmentem opiniões e factos que julgava-mos verdadeiros.

faces da revista