sexta-feira, agosto 25, 2006



"O Anunciador das Feiras Novas" é uma publicação periódica fundada por Augusto de Castro e Sousa, em 1947, e reeditada por Alberto do Vale Loureiro, a partir de 1984. A capa reproduzida corresponde ao primeiro número da segunda série. Augusto de Castro e Sousa editou dois números. A actual série vai no 22º número publicado.
O blog toma o nome da revista e pretende cumprir na blogosfera a sua linha editorial: divulgação da cultura e da arte limiana. Como é natural, não terá uma edição anual, à semelhança da publicação em papel, mas actualizar-se-á sempre que a vida de Ponte de Lima e do autor dos post se cruzar. Para saber mais sobre a revista "O Anunciador das Feiras Novas" acede ao seguinte endereço:
http://anunciadordasfeirasnovas.planetaclix.pt/pontelima.html

2 comentários:

Anónimo disse...

A revista "O Anunciador das Feiras Novas" é muito provavelmente a melhor referência editorial de Ponte de Lima no domínio histórico, cultural e de investigação.
A meu ver possui excelentes colaboradores que apresentam trabalhos notáveis nos mais variados domínios. E, verifico com agrado que já há muito tempo que ultrapassou a limitação de abordagem de temas que estavam a ficar rotineiros como aqueles que se referiam constantemente às mesmas personalidades limianas (António Feijó, Cardeal Saraiva e Norton de Matos) para passar a descobrir outras que se encontravam na penumbra. Abordar temas novos e diversificar tem sido uma característica que tem acompanhado a sua evolução.
Ela depende também da preocupação dos seus colaboradores no rigor e qualidade dos seus conteúdos.
Do ponto de vista gráfico, "O Anunciador das Feiras Novas" constitui um exemplo para toda a iniciativa editorial levada a cabo na nossa região.
Alguns temas apresentados por alguns colaboradores vão no sentido de interagir com a vida social limiana, pelo que a adesão da revista às novas tecnologias é de toda a oportunidade e interesse. Só ainda não entendi porque a Associação Empresarial de Ponte de Lima não a incluiu no seu site. Mas, certamente, acabarão por compreender e dar-lhe o relevo merecido a uma publicação que até lhe pertence.
Parabéns ao sr. Alberto do Vale Loureiro e ao responsável por este site. Bem hajam !

jcml disse...

Enquanto promotor desta ideia, agradeço os seus comentários. Creio que "O Anunciador das Feiras Novas" se afirma pela capacidade de abrigar no seu seio a diversidade (de colaboradores, de assuntos, de géneros literários e historiográficos...), mobilizada pelo interesse por Ponte de Lima. Não sendo, em sentido estrito, uma revista de actualidade, não deixa de estar atenta às realidades coevas e de intervir no espaço sócio-cultural (e agora, no espaço virtual!). Seja bem-vindo!

faces da revista