quarta-feira, outubro 22, 2008




Pede-se a quem, por engano, levou do Café Camões, uma cadeira com assento de palhinha, a finesa de a entregar no mesmo Café.
[Comércio do Lima, 8.10.1916]

segunda-feira, outubro 13, 2008


António Matos Reis, natural de Fornelos (Ponte de Lima), foi distinguido com o Prémio A. de Almeida Fernandes, instituído pela Fundação Mariana Seixas (Viseu), pelo seu trabalho "História dos Municípios (1050-1383)", editado pela Livros Horizonte. De acordo com a agência Lusa, o júri considerou o trabalho "notável pela clareza e segurança de análise, com um universo documental vasto e tratamento metodologicamente irrepreensível", tendo o autor prestado "um contributo muito significativo no estudo da organização municipal portuguesa". A obra é o resultado do seu doutoramento e vem na sequência de um trabalho rigoroso e consistente sobre os municípios portugueses. Na mesma editora é possível encontrar publicada a sua tese de mestrado: "Origens dos Municípios Portugueses" (1990, 2002). De acordo com a fonte citada, a cerimónia de entrega do prémio está marcada para 29 de Novembro, em Óbidos.

Tinhamos escrito, há um ano, aquando da primeira edição que a Festa das Colheitas/ArtColheitas, organizada na Gemieira, tinha "potencialidade para se tornar num evento marcante na agenda cultural do concelho". O programa do presente ano evidenciou esse crescimento augurado. Destacamos alguns aspectos positivos: a manutenção de um espaço expositivo decorado com elementos da terra, associados às colheitas, recorrendo a estruturas simples que acentuam a ruralidade; a presença, plenamente integrada no âmbito do evento, da "Agricultura Biológica", reveladora da vitalidade de um mundo rural que não se crer cristalizado nem (simplesmente) folclorizado; as preocupações de organização do trânsito e limpeza (casas de banho portáteis, contentores de lixo...). Algumas notas para o futuro, para que não se passem por "crises de crescimento": ordenar o espaço de forma a que os diferentes espaços expositivos estejam bem demarcadas; evitar transformar o evento numa "feira" idêntica a muitas outras (é necessário evidenciar a individualidade do evento); escolher os "vendedores" privilegiando aqueles que estão ligados à actividade agrícola; evitar o "império da cerveja". Para os que não tiveram oportunidade de visitar o ArtColheitas, notemos que é uma organização da Associação do Povo de Santiago de Gemieira, uma interessante iniciativa associativa local, assente num conjunto de parcerias que pode conhecer melhor no sítio http://www.artcolheitas.com/, de excelente qualidade gráfica.

Estão abertas, até ao dia 30 de Outubro as incrições, para a edição de 2009 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, cujo tema é "Artes no Jardim". Se quiser saber mais sobre o concurso deste evento que anualmente cria doze jardins efémeros, aceda ao sítio http://www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/.

faces da revista